• Direitos Humanos

Direitos Humanos

17/11/2022

Reunião Pública de Enfrentamento à Xenofobia e de Lançamento da Cartilha "Somos Todos Migrantes"

No dia 11 de novembro, no auditório do Bloco I do Ministério Público, foi realizada reunião pública relativa à II Semana de Enfrentamento à Xenofobia e Outras Formas de Discriminação. O evento, promovido pela Cáritas Brasileira Regional Paraná e pelo Instituto de Políticas Públicas Migratórias, contou com a parceria e apoio do Ministério Público, via Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, Ministério Público do Trabalho, Organização Internacional das Migrações e da Agência da ONU para Refugiados.

A reunião pública teve por objetivo a construção de uma pauta migratória no Estado, com a participação de entidades e associações de migrantes e refugiados, além de apresentações culturais. Na mesa composta pelos organizadores, além de outros órgãos como a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e pela Cátedra Sergio Vieira de Mello, da Unicuritiba, o Ministério Público foi representado pelo Promotor de Justiça Rafael Osvaldo Machado Moura, coordenador do Eixo Migrantes, Refugiados e Apátridas do CAOPJDH, e pelo Promotor de Justiça Teilor Santada da Silva, titular na Promotoria de Justiça de Guaraniaçu e que teve uma atuação premiada nesta temática durante sua atuação nas comarcas de Goioerê e Cafelândia.

Na ocasião, foi lançada a Cartilha "Somos Todos Migrantes", cujo conteúdo técnico foi produzido em parceria pela Cáritas Paraná, o Instituto de Políticas Públicas Migratórias e pelo CAOP Direitos Humanos, cuja arte e cujo projeto gráfico foram realizados pela assessoria de comunicação do Ministério Público do Paraná. O público-alvo da cartilha são imigrantes e refugiados, contendo orientações sobre os crimes de xenofobia e discriminação, com orientações de como registrar uma denúncia.

Inicialmente elaborada uma versão eletrônica, a Cartilha também contará com versão impressa para distribuição, bem como versões traduzidas a serem finalizadas pela Cátedra Sergio Vieira de Mello.

Acesse a cartilha aqui. 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem